Secretaria de Meio Ambiente recebe denúncia contra curtidora instalada em município vizinho

Empresa usa a pratica de descarte ilegal de dejetos e resíduos industriais em áreas particulares

Comissão formada por moradores da região do Porão zona rural do município de Ribamar Fiquene-MA, estiveram na tarde desta terça-feira (15) na secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura para denunciar prática de crime ambiental atribuída à empresa de curtimento de couro e pele de animais, instalada no município de Governador Edson Lobão no povoado Ribeirãozinho da Roça. 

Segundo a denúncia, a empresa usa a pratica de descarte ilegal de dejetos e resíduos industriais em áreas particulares no território de Ribamar Fiquene, uma vez que não tem licença ambiental para a atividade que, polui o solo e contamina a água dos riachos da região, conforme relatos dos moradores de áreas afetadas diretamente com os impactos causados pela ação da empresa.

Os dejetos são levados em carro-pipa da indústria até as áreas particulares e são derramados diariamente ha cerca de dois anos. Além de mal cheiro, o produto que é extraído da industria de curtimento de couro e pele, contém, segundo os moradores, substâncias tóxicas. No período chuvoso, parte dos dejetos vão parar dentro de açudes e riachos, contaminando a água e matando espécies, como peixes por exemplo. Ao fazer a denúncia, os moradores entregaram vídeos mostrando a situação relatada por eles. 

Ao receber a denúncia,  a secretaria de Meio Ambiente informou  que vai notificar a empresa extra judicialmente para que as atividades sejam interrompidas imediatamente, que vai fazer uma inspeção na área e caso seja constado o crime ambiental, representar a empresa junto ao Poder Judiciário para que responda pelos danos eventualmente causados à coletividade, além de fazer obedecer às normas legais para o tipo de atividade que vem realizando dentro do município de Ribamar Fiquene sem qualquer autorização ou consentimento do Poder Público Municipal.

  • 30/11/1999 00:00:00
  • Divulgação
  • SEMUUAB